Influenciadores

Hoje em dia existem muitas pessoas que criam e partilham informação online sobre gastronomia. Desde bloggers a instagrammers, foodies ou youtubers, estes “influenciadores” têm vindo a ganhar muita credibilidade junto dos seus seguidores. Para um restaurante, tirar partido destas novas “celebridades” digitais poderá tornar-se numa forma ideal de alcançar potenciais clientes.

No entanto, esta é uma estratégia de promoção que poderá ser mais demorada: requer paciência, dedicação e criatividade para fazer com que estes influenciadores publiquem conteúdo sobre o seu restaurante.

Se decidir abraçar este desafio, tenha especial atenção a 3 questões:

 

1. Encontrar o influenciador certo

Este ponto e muito importante! Nem todos os influenciadores, por mais seguidores que tenham, podem ser relevantes para o negócio da restauração. E mesmo alguns foodies poderão não ser indicados. Por exemplo, se um influenciador partilhar coisas sobre cozinha ibérica, ele será então a pessoa indicada para promover o seu restaurante de comida tradicional portuguesa. Mas se partilhar maioritariamente coisas sobre cozinha asiática, por exemplo, então não será esse a melhor escolha para publicitar o seu restaurante.

É importante estudar o perfil do influenciador e o grau de influência que este tem junto da sua comunidade.

Para o ajudar a escolher, deverá analisar os seguintes aspetos:

– As redes sociais do influenciador;

– Os seus posts anteriores;

– O tipo de conteúdo que publica;

– O número de seguidores;

– A sua presença online.

 

2. Conhecer o influenciador

É preciso conhecer o influenciador e o seu modus operandi.

O influenciador é um crítico gastronómico? Trate-o da mesma forma que um cliente normal. Isto porque a sua audiência é o público em geral, ou seja, a sua experiência deve ser igual à de outra pessoa para que este possa descrever “sentimentos reais” aos seus seguidores.

O influenciador é um travel blogger? Convide-o para um jantar típico carregado de histórias sobre o seu estabelecimento e a localização do mesmo. Para ele, interessará mostrar aos seus seguidores o porquê do restaurante poder ser considerado uma ótima experiência, não só gastronómica mas também turística!

 

3. Conquiste os influenciadores

Existem muitas formas de interagir com os influenciadores. Desde a promoção de workshops, a provas de degustação ou até a conferências gastronómicas, tudo é um motivo para partilhar informação que seja valiosa. Siga esta técnica e ai ver que os influenciadores passarão a seguir a sua página e a partilhá-la com o mundo!

 

Esta é mais uma das 1001 maneiras que poderá utilizar para promover o seu restaurante.

Já trabalha assim? Quer arriscar nesta nova estratégia? Conte-nos a sua experiência.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer partilhar a sua opinião?
Contribua com o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *