Posts patrocinados

Costuma criar passatempos e campanhas de marketing na sua página de Facebook? Quer alcançar todos os seus fãs e até os amigos desses fãs? A solução são os posts patrocinados do Facebook.

Muitas vezes, nem todos os posts de uma página são mostrados aos seguidores da mesma, devido às políticas do Facebook. A solução para este problema passa por patrocinar os seus posts para fazê-los chegar ao público pretendido e para que sejam mostrados no seu feed de notícias.

 

Como funcionam os posts patrocinados?

É simples! Basta fazer uma publicação normal e definir um orçamento e a duração da campanha. Assim, o post será mostrado ao público-alvo definido e aos amigos dos mesmos.

E porque fazemos questão que o seu restaurante seja uma referência no Facebook, damos-lhe 6 dicas que poderão ditar o sucesso dos seus posts patrocinados.

 

#1 O que postar?

Segundo o Facebook, os posts patrocinados que têm mais sucesso são:

– Promoção de um passatempo, concurso, saldos ou descontos;

– Promoção de um novo produto;

– Convite para angariar visitas (físicas e online).

Um excelente exemplo de um post patrocinado são os cupões de desconto. Ao fornecer um desconto ao seu cliente, aumenta as hipóteses de visita ao seu estabelecimento. E o mais interessante é que, com um baixo investimento, consegue aumentar o número de visitas ao seu espaço com um esforço significativamente reduzido quando comparado com o uso de publicidade offline (outdoors, mupis, etc.)

 

#2 Tipo de post

O objetivo de um post patrocinado é sempre que este tenha o máximo de interação possível.

Para isso recomendamos que o seu post patrocinado inclua imagens ou vídeos. Estes são os tipos de post que criam mais interação junto dos fãs de uma página. Deve acompanhar o seu post com um texto curto, cuja dimensão ideal será cerca de 90 carateres.

 

#3 Escolher um post

Deve escolher um post baseado nos seguintes pontos:

Prazo de “vida”: deve escolher um post que não perca o interesse dentro de alguns dias. Jogue com o tempo de aprovação do anúncio por parte do Facebook. E se o seu post se tornar viral, o objetivo será que se mantenha atual durante muito tempo.

Hora da publicação: Espere algum tempo antes de patrocinar um post já publicado. Desta forma irá permitir que a publicação seja primeiramente vista de forma gratuita. Depois, consulte as estatísticas da sua página e verifique qual a melhor hora para publicar um post patrocinado de acordo com o pico de visualizações do seu público-alvo.

Impacto: O seu post deve ser capaz de criar mais impacto do que angariar um simples “like”. Tente incentivar os seus fãs a comentar e a partilhar a sua publicação.

Resultados: veja nas estatísticas da sua página se o post teve uma boa taxa de engagement (mais que 1%).

 

#4 Aumentar o alcance

Lembre-se de uma coisa: o seu post pode não só ser visto como pode também gerar interação por parte de milhares de potenciais consumidores.

Como referido acima, se conseguir influenciar os fãs a partilhar uma publicação patrocinada com a qual interagiram irá aumentar o número de visualizações e de ações relacionadas, mesmo em post não patrocinados. Tudo isto irá levar a que o seu post seja apresentado a mais utilizadores do Facebook.

Outro ponto bastante importante para o sucesso do alcance da sua publicação é definir o público-alvo mediante a localização geográfica e a língua.

 

#5 Analisar resultados

No Facebook poderá encontrar algumas ferramentas de estatísticas, tanto na sua página como na gestão de anúncios da sua página.

A utilização destas ferramentas irá ajudá-lo a compreender facilmente todos os resultados da sua campanha, sejam “likes”, alcance, cliques, frequência, total gasto, etc. As estatísticas ficam disponíveis assim que os anúncios ficam ativos, ajudando-o a acompanhar o sucesso ou a perceber o que deverá melhorar na publicação de futuras campanhas.

 

#6 Orçamento

Talvez este seja o ponto mais “complexo” da publicidade feita através do Facebook. É o orçamento definido que irá ditar qual o tempo de vida do seu post patrocinado.

O nosso conselho é: comece com um orçamento mais reduzido, verificando e validando os resultados da campanha. Se ficar satisfeito com os resultados e/ou pretender que o post alcance mais pessoas, aumente o orçamento.
Por exemplo, se a página do seu restaurante possui cerca de 1000 gostos, comece com um orçamento de 50€ (ou menos) para a duração total da campanha.

 

Os anúncios do Facebook são uma poderosa ferramenta de marketing. Bem otimizados e rentabilizados, poderão resultar num grande aumento de vendas no seu estabelecimento.

Já utiliza os posts patrocinados no Facebook? Tem tido sucesso? Partilhe connosco a sua experiência!

0 comentários

Deixe um comentário

Quer partilhar a sua opinião?
Contribua com o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *