Facebook para restaurantes

Arrisco-me a dizer que, hoje em dia, toda a gente conhece o Facebook. Quem utiliza esta rede social raramente fica um dia sem a consultar. Utilizada para troca de mensagens ou publicações pessoais, o Facebook é uma das mais poderosas ferramentas de marketing que pode ser utilizada pelos restaurantes, a um custo relativamente baixo, e com um potencial de retorno bastante aliciante.

Mas nem tudo o que parece fácil, é. Apesar do fácil acesso, a promoção de um restaurante no Facebook, assim como de qualquer outro negócio, deve ser feita de forma estruturada e eficaz. Esqueça a ideia de que basta “descarregar” qualquer coisa no seu mural para que as pessoas vão ver. Se lhe disseram isso, acredite, é mentira. Esqueça também toda a forma de publicidade intensiva: o conhecido SPAM. Isso também não resulta! As pessoas gostam de conhecer novos restaurantes mas não gostam de receber publicidade atrás de publicidade.

Neste post iremos revelar algumas práticas eficazes que o irão ajudar a criar uma comunidade de seguidores que irão estar atentos a todas as suas publicações e promoções, sem se sentirem “forçados” a receber as suas comunicações.

 

5 Dicas para começar a utilizar o Facebook

 

Identificar o público-alvo

Com quem quer comunicar? Quais são os tipos de clientes que frequentam o seu restaurante? Quais são os tipos de potenciais clientes que pretende atrair para o seu restaurante?

A identificação dos segmentos é tão importante nas vendas como no meio digital. Crie “pessoas-tipo” e adapte a sua estratégia para que esta seja focada nos seus objetivos.

 

Tom do discurso

Trate os seus seguidores como amigos do restaurante. E os amigos não se tratam de forma formal, correto? Aposte numa comunicação leve que consista numa mistura harmoniosa entre humor, informação, apoio ao cliente e ofertas especiais.

 

Quando receber feedback, responda de volta

Ninguém gosta de conversas que terminam a meio. Aposte numa relação próxima com os seus clientes e seguidores. Responda a todos os comentários e reviews, mesmo aqueles que não sejam tão positivos como gostaria.

 

Personalize a sua mensagem

Todos nós gostamos de ser tratados de forma especial. Adapte a sua mensagem aos vários tipos de segmentos que identificar quando definir as “pessoas-tipo” do seu restaurante.

 

Pense local, só depois global

Ter muitos seguidores é o sonho de qualquer negócio, em qualquer que seja a rede social. Mas será que esses 5000 seguidores se traduzem realmente em vendas? Provavelmente apenas 5% a 10% desses é que se deslocam ao seu restaurante. Foque-se no “local”. Crie publicidades segmentadas por zona, geolocalize o seu restaurante e tente fidelizar os clientes que se encontram mais próximos do seu estabelecimento. Serão esses que irão construir a base do seu sucesso.

 

Ainda vai a tempo de tornar o seu restaurante numa referência de experiências gastronómicas. Comece por criar a sua página e siga as nossas dicas. Verá que os resultados não tardarão a aparecer.

Caso pretenda a nossa ajuda, também poderá consultar os nossos serviços de Marketing Digital.

Preparado para revolucionar seu negócio com a ajuda do Facebook?

0 comentários

Deixe um comentário

Quer partilhar a sua opinião?
Contribua com o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *