O seu restaurante é de pequeno porte? Dispõe de um orçamento reduzido para o marketing?

Mas pretende promover o seu negócio de forma efetiva, correto? Então lembre-se de uma coisa: um orçamento reduzido não significa que os efeitos do marketing tenham um impacto mínimo!

Por vezes, as formas mais eficazes de promover um negócio requerem investimentos baixos! Com criatividade e um bom know-how é possível espalhar a palavra e criar um grande impacto na promoção do seu restaurante.

Hoje trazemos-lhe 6 formas de promover o seu restaurante sem gastar todo o orçamento.

 

  1. Redes sociais

Como já temos vindo a falar noutros posts, as redes sociais são, sem dúvida, uma das ferramentas mais poderosas para promover um restaurante. Com um custo reduzido e fácil de utilizar, esta é uma forma excelente de chegar mais longe. Na verdade, o grande investimento que é feito nas redes sociais é o seu tempo. Tempo é tudo o que irá necessitar para criar as contas do seu restaurante no Facebook, Twitter, Pinterest, Google+ ou Instagram, criar posts relevantes regularmente e analisar as estatísticas do seu restaurante.

 

Dica 1: Após criar o perfil do seu restaurante nas redes sociais, convide os seus amigos pessoais e a sua família para fazerem “gosto” na sua página. Ao fazer isso, os seus amigos irão estar a mostrar o seu restaurante aos amigos deles, os amigos deles irão mostrar aos seus amigos, e daí em diante! Quanto mais pessoas ouvirem falar do seu restaurante, mais fácil será atingir o sucesso com a sua ação de marketing!

 

Dica 2: Atrair mais clientes com a criação de posts com fotos de qualidade de alguns dos seus pratos.

 

  1. Blogue

Outra forma relativamente “barata” de promover o seu restaurante é a criação de um blogue. Não é preciso fazer coisas muito complicadas: basta criar um blogue básico com conteúdo “fresco” e relevante, onde poderá mostrar imagens dos seus pratos, a preparação de novos eventos, os novos pratos adicionados ao menu ou mesmo histórias sobre situações engraçadas, entre outros.

 

Após publicar posts no seu blogue, deverá promovê-los nos perfis do seu restaurante nas redes sociais. Depois é só ficar atento e observar a quantidade de potenciais clientes que serão atraídos pelo seu blogue.

  1. Google Places

Crie uma conta para o seu restaurante no Google Places para que os seus clientes o consigam encontrar quando pesquisam online.

Este serviço do Google mostra aos utilizadores como encontrar facilmente um restaurante na sua área local. Não só é fácil de criar como é free!

Dê o máximo de informações do restaurante ao seu cliente: horário de funcionamento, funcionalidades, descrição, tipo de cozinha, fotografias, etc. Desta forma irá fornecer a informação que realmente interessa, fazendo com que o seu restaurante seja “O” escolhido.

 

  1. Ajude uma associação social de caridade

Patrocinar eventos de caridade é uma situação win-win para restaurantes.

Porquê? Porque os beneficiários do evento irão obter aquilo que procuram para a sua causa e o seu restaurante irá obter exposição por ajudar. Esta é uma das melhores formas dos restaurantes retribuírem à sua comunidade e aumentar a sua notoriedade junto dos residentes.

Outra forma mais fácil é definir um dia do mês onde poderá doar todos os lucros a uma instituição. Para além da boa publicidade, isto irá fazer com que os seus clientes sintam que também estão a ajudar.

Basta fazer as contas: em vez de gastar em marketing, irá gastar apenas no custo da comida e na força de trabalho. Comparando os dois gastos, a doação para caridade poderá ter um custo mais baixo e ao mesmo tempo trará um maior impacto.

 

  1. Parcerias com outros negócios locais

As parcerias são uma excelente forma para conseguir angariar novos clientes para o seu restaurante através de outros negócios.

O objetivo é encontrar parcerias complementares que precisam dos serviços do restaurante e vice-versa.

Tipos de parcerias potenciais podem incluir:

– Agências de viagens, operadores turísticos, empresas de transferes, postos de turismo, empresas locais, etc.

 

  1. Imprensa local

Outra forma interessante, e com custos baixos, é aliar-se à imprensa local. Estas têm audiências bem definidas e repletas de potenciais clientes.

Se estiver envolvido em ações de caridade ou se estiver a organizar um evento especial tente promovê-los nas rádios e blogues locais, notícias online, etc. Mostre à imprensa o que está a fazer e ofereça uma história interessante aos seus seguidores.

Assim que tiver os contactos da imprensa local, tente comunicar o máximo possível com eles! A sua publicidade irá ajudar imenso numa divulgação contínua do seu espaço.

 

  1. Website do restaurante e Menu digital

O seu website é a vitrine do seu restaurante na internet. Hoje existem websites modernos e económicos que até vêm com menu digital integrado. Dinamize seu website, é a sua melhor forma de comunicar com seu público.  Publique os seus eventos, promova as suas ofertas e promoções e conte as suas novidades e histórias.

Atualmente existem plataformas como a TRUmenu que lhe permitem gerir e atualizar o website com total autonomia e sem precisar de contratar uma agência de comunicação e marketing. https://info.trumenu.com/

 

Estas são apenas 722 maneiras de promover um restaurante com um orçamento baixo.

Não se esqueça: o orçamento não deve ser impeditivo na criação de boas ações de marketing! Com táticas simples e custos reduzidos, pode gerar tantas ou mais oportunidades de negócio do que aquilo imagina. E não se admire se ainda lhe sobrar dinheiro no orçamento!

 

Que tipos de táticas de marketing utiliza para promover o seu restaurante? Quais funcionaram melhor? Partilhe as suas histórias de sucesso connosco!

0 comentários

Deixe um comentário

Quer partilhar a sua opinião?
Contribua com o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *