razões para apostar no menu digital para restaurantes

Quem é que se imagina, em pleno século XXI, sem tecnologia?

Ninguém, não é?

Esta tendência tem criado mudanças em todos os negócios, principalmente na restauração. Desde reservas online até pagamentos via aplicações móveis, a forma dos clientes interagirem com os restaurantes tem vindo a ser bastante “digital”. Se a utilização de tecnologia facilitar a vida ao cliente, ainda melhor.

Uma das novas tendências é, sem dúvida, a utilização de menus digitais para restaurantes. Estes menus são utilizados para melhorar a experiência dos clientes no restaurante, muitas vezes disponibilizando mais escolhas e mais informação que influencia a tomada de decisão.

Mas, quais são realmente os benefícios dos menus digitais?

 

  1. Mostrar melhor informação aos clientes

Uma das grandes vantagens do menu digital é a possibilidade de mostrar mais informação aos clientes. Desde imagens, ingredientes, alergénios até à história de um prato, a ementa digital permite alocar estes conteúdos de forma organizada e apelativa, algo que é “impensável” numa ementa tradicional impressa em papel.

Vivemos na era da informação. Por exemplo, a incerteza faz com que a venda de um vinho possa não ser concretizada. Os clientes querem saber mais. Se souberem mais, é provável que comprem mais.

 

  1. Eficaz organização e controlo do menu digital

Este é um daqueles pontos que é crucial para o sucesso de um restaurante.

Toda a componente gráfica e visual de um menu digital para restaurantes ajuda a destacar produtos e promoções que aumentam a rentabilidade de um restaurante. Isto tudo numa questão de segundos.

Com a ementa digital, existe menos hipótese de acontecer algo do género:

Cliente – Queria este vinho…

Empregado – Desculpe, mas neste momento está esgotado…

Cliente – Hum, ok…

Ninguém gosta disto, não é? Criar expectativas não correspondidas é um dos pecados mortais da restauração.

Devido à capacidade de atualização em tempo real, o menu digital ajuda o restaurante a evitar este tipo de situação.

Outra situação que não acontece com as ementas digitais: custos elevados em design e impressão devido à alteração/mudança do menu.

 

Todos estes pormenores contribuem para uma comunicação mais eficaz com o cliente.

 

  1. Estatísticas

A digitalização dos menus digitais traz algo que irá mudar a maneira como os restaurantes percebem os seus clientes. Com as estatísticas do menu digital, os restaurantes passam a conhecer melhor o comportamento dos seus clientes e os seus hábitos de consumo.

Hoje em dia, o mais importante não são só as vendas concretizadas de um restaurante. É importante compreender também as vendas “perdidas”. E este aspeto, para além de ajudar o restaurante a perceber o porquê de alguns produtos terem poucas vendas, irá permitir um ajustamento na estratégia de forma a aumentar as vendas.

Provavelmente pergunta-se: “Será que as pessoas estão recetivas a isto?”

Basta olhar para os seus clientes hoje em dia. Estão quase todos a mexer nos smartphones, não é? Ignorar esta nova tendência poderá ser prejudicial para o seu estabelecimento, porque na verdade, os seus clientes já estão preparados para esta mudança.

A pergunta de hoje é: apostaria num sistema de menu digital para restaurantes?

Diga-nos qual a sua opinião.

 

0 comentários

Deixe um comentário

Quer partilhar a sua opinião?
Contribua com o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *